


Gastrenterite é o termo que se aplica, em geral, a um grupo de perturbações cuja causa são as infecções e o aparecimento de sintomas como perda de apetite, náuseas, vómitos, diarreia moderada a intensa, cólicas e mal-estar no abdómen. Juntamente com os líquidos corporais, perdem-se electrólitos, sobretudo o sódio e o potássio. Embora se trate dum ligeiro contratempo nos adultos saudáveis, um desequilíbrio electrolítico pode provocar uma desidratação nas pessoas muito doentes e em crianças e idosos.