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Considera o nosso horário adequado?
Dicas Gerais

Dicas gerais

Vejamos algumas orientações práticas que podem ser tomadas:

  1. Deve-se fazer várias pequenas refeições por dia, de modo a não chegar nunca a ter aquela fome voraz, capaz de impedir qualquer julgamento sobre o que se está a ingerir;

  2. Definitivamente a maior refeição do dia deve ser o pequeno almoço, coisa que seguramente não faz parte do nosso hábito alimentar: “não dá tempo, não consigo, não tenho fome a essa hora”… mas seria muito bom se fizesse;

  3. A menor refeição do dia, ao contrário do que a maioria dos gordos faz, deve ser o jantar, no qual o consumo de hidratos de carbono (massas, pães, bolos, etc) deve ser muito pequeno. Fazer só um “lanchinho”, no qual pães e doces são predominantes, seguramente não é bom;

  4. Como regra geral, um adulto que precisa de perder peso deve aumentar proporcionalmente o consumo de proteínas (carnes, ovos), grãos, fibras (saladas não engordam!) e diminuir o de gorduras e farinhas;

  5. Considera-se adequada a perda de 500g por semana, para aqueles que estão acima do peso. Parece pouco? Isso significa 2 quilos por mês, 24 quilos no ano! E no entanto, 500g são, normalmente, menos do que se consome numa refeição. Isso demonstra-nos que  não adianta querer perder num mês o que se ganhou em 10 anos!
Dicas específicas
Devemos conhecer coisas mínimas sobre alimentação e nutrição, como por exemplo:
  1. Um grama de gordura fornece-nos 9 calorias, enquanto um grama dos demais nutrientes nos fornece 4 calorias;

  2. A diferença entre pão e torrada é a água que evaporou da torrada. Água não tem calorias, logo, não há diferença entre eles;

  3. A diferença de valor calórico entre queijos depende deles serem feitos com leite magro, e não do facto de ser amarelo ou branco. O queijo que derrete no microondas é gordo!

  4. O facto dos alimentos avisarem que não têm colesterol não significa que são dietéticos, só que não têm gordura animal. Se tiverem um monte de gordura vegetal são, seguramente, muito calóricos;

  5. A maioria dos doces (cremes, mousses, etc) são gorduras doces, com um monte de calorias;

  6. Tire toda a gordura visível das carnes, antes de cozinhar. A gordura do frango está na pele;

  7. Grelhado é bom. Panado ou frito engorda!

  8. Creme de leite é tão calórico quanto manteiga, margarina e requeijão. Se não puder viver sem eles aprenda a fazer molhos com iogurte magro, inclusive para temperar saladas;

  9. Existem mais de um milhão de dicas para emagrecer. Deixe a preguiça de lado e seja pró-activo. Informe-se, procure, utilize periodicamente a nossa calculadora IMC, cuide-se, divulgue!






  
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