A importância da alimentação na saúde oral

Para que o indivíduo desenvolva dentes resistentes e gengivas saudáveis é necessário que ele tenha uma alimentação equilibrada.

Uma alimentação equilibrada dá aos tecidos da gengiva e dos dentes os nutrientes e minerais de que necessitam para permanecerem fortes e resistirem a infecções que podem levar à gengivite. Além disso, os alimentos fibrosos (como as verduras e frutas) ajudam a limpar os dentes e tecidos gengivais. Os alimentos moles e pegajosos tendem a ficar presos entre os dentes, produzindo mais placa bacteriana.

A alimentação deve conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor.

Assim como o flúor é o maior protector dos dentes, as guloseimas são o seu maior inimigo.

Os açúcares e amidos que fazem parte de vários tipos de lanches como bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita combinam-se com a placa bacteriana produzindo substâncias ácidas. Estas substâncias atacam o esmalte e podem formar cáries.

Quando consome alimentos e bebidas que contêm açúcar e amido, as bactérias da placa produzem ácidos que atacam os seus dentes durante 20 minutos ou mais. Para reduzir o dano ao esmalte dos dentes, limite o consumo de alimentos e bebidas entre as principais refeições. E quando comer entre as refeições, escolha alimentos nutritivos como queijo, verduras cruas, iogurte natural ou frutas.

Passos para um Sorriso Brilhante
  • Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia usando uma pasta dos dentes com flúor, principalmente depois do pequeno-almoço e antes de dormir.

• Use fio dental diariamente.

• Limite o número de lanches ingeridos por dia.

• Visite seu dentista regularmente.